segunda-feira, 14 de maio de 2012

"Ser generoso, inclinado ao perdão, ter um caráter antes reto do que retificado" _ A generosidade é uma porta de escape do egoísmo. Ser  generoso é reconhecer que os outros também possuem necessidades e carências. Não só necessidades de coisas materiais mas também de sentimentos, de atenção e de compreensão. Saibamos, portanto, compartilhar aquilo que temos de melhor com as demais pessoas. Ser inclinado ao perdão significa tentar compreender os motivos que se encontram ocultos por detrás de uma má ação. Será que nós também não praticaríamos as mesmas ações que os outros? Se gostamos quando somos compreendidos porque não tentar ver além das aparências? Perdoar significa se libertar. Significa desatar os laços do ressentimento, que nos prendem a quem nos causou dor e mágoa. E ser livre é a aspiração de toda alma.
É melhor sermos retos porque ganhamos tempo, evoluímos mais rápido. Não nos detemos na senda da retificação, muitas vezes, dolorosa. Ser reto é buscar a sabedoria necessária para o bem viver. Viver bem consigo mesmo, primeiramente, e com os demais, secundariamente. Nesse sentido, retos são todos os que buscam sempre trilhar o caminho do bem, evitando as tortuosidades do mal.



"Lembro-me mais ainda: Ninguém jamais se sentiu menosprezado por ele, porque ele nunca ousou se julgar superior. Era, enfim, a própria cordialidade" _ Menosprezar alguém significa atestar nossa fraqueza e ignorância. Menosprezar não significa desprezar, mas sim tratar alguém como inferior. Para quê isso? Não precisamos desfazer ou destratar os outros para nos elevar. Deixemos que o tempo revele nosso conhecimento e nossa sabedoria. Não sejamos vaidosos de nossa pouca visão, ainda somos cegos ávidos por sermos guias de outros cegos. Se dominamos um assunto, se sabemos nos comportar, se somos educados, façamos disso um exemplo à ser seguido, e não um motivo para menosprezar ninguém. Ser cordial com todos só trará benefícios para a nossa vida. Da cordialidade, da gentileza, nascem grandes e verdadeiras afeições, até mesmo sinceras amizades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário