quinta-feira, 17 de maio de 2012


"Sei que não me poderão macular suas feias ações. Não me devo zangar com um parente, tampouco evitá-lo, já que nascemos para colaborar na mesma obra, como os pés, as mãos, as pálpebras, os dentes superiores e inferiores. É contra a natureza a hostilidade recíproca. A cólera e a aversão são hostilidades" _ O que os outros fazem de errado jamais pode prejudicar nossa alma. Somente nós, com nossas más ações e opiniões podemos nos prejudicar. O mal fica com aquele que o pratica. O bem vai junto com quem o distribui. Se as pessoas com quem tenho que conviver, não são ainda esclarecidas sobre os prejuízos e benefícios de sua conduta devo ter a paciência necessária para, através de meu exemplo, compartilhar as horas do meu dia. Nesse sentido, não sejamos hostis a ninguém. As pessoas segundo as quais não temos afinidade podem nos servir como grandes mestres de nós mesmos, revelando-nos a nossa soberba, o nosso orgulho, a nossa arrogância, a nossa falsa humildade. No grande mundo da convivência humana somos todos necessários. Com os exemplos da conduta de cada um, aprendemos e ensinamos. A sabedoria está em saber colher o aprendizado de cada lição que se apresenta aos nossos olhos diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário