quarta-feira, 9 de maio de 2012

Comentando as "Meditações" de Marco Aurélio - I


Marco Aurélio

Meditações, Livro Primeiro

XV _ "De Máximo: Aprendi a ser senhor de mim mesmo, nada fazendo ao acaso. Ter bom ânimo nas doenças e outras provações. Dosar, harmoniosamente, sentimentos de doçura e gravidade. Cumprir, sem teimar, todas as obrigações. Demonstrar, para todos, que se diz sempre o que se pensa e não se cogita do mal. Não se espantar, perturbar ou enervar, não ser indolente, irresoluto, sujeito a abatimentos e desigualdades de gênio, ora risonho, ora colérico ou desconfiado. Ser generoso, inclinado ao perdão, ter um caráter antes reto do que retificado. Lembro-me mais ainda: Ninguém jamais se sentiu menosprezado por ele, porque ele nunca ousou se julgar superior. Era, enfim a própria cordialidade" (Marco Aurélio, Meditações, São Paulo: Editora Martin Claret, 2002).


A sabedoria nunca envelhece, nem torna-se obsoleta com o passar do tempo. Marco Aurélio, um dos expoentes do estoicismo romano, nos oferece nesse pequeno parágrafo uma grande fonte de informação sobre a conduta a ser adotada por todos aqueles que buscam em suas vidas a Tranquilidade, a Serenidade e a Paz da Alma. Façamos, pois, uma análise do aprendizado de vida desse filósofo e imperador romano.

"Aprendi a ser senhor de mim mesmo, nada fazendo ao acaso" _ Ser senhor de si mesmo, isto é, ter domínio sobre sua própria vontade, pensamento, coração e corpo é a condição primeira para qualquer ação. Se não tivermos clareza em nosso pensar agiremos ao sabor dos acontecimentos. Seremos reféns de nossos desejos irrefletidos, reféns das circunstâncias externas, reféns de tudo dentro e fora de nós. Não agir ao acaso, ter uma meta em tudo. Saber porquê se está fazendo isso de tal e tal maneira. Interrogar as causas e as razões por detrás de tudo, de toda conduta, de todo ato ou acontecimento. Agir sempre pela prória autodeterminação.

"Ter bom ânimo nas doenças e outras provações" - Como minha Mãe sempre diz: "A fé cura e a impressão mata". Nada de desvairios, de desesperos. Nada de adotar um estado de ânimo nervoso, negativo, tenhamos fé na Providência, tenhamos fé em nós mesmos. Combatamos a tristeza, por algo ruim que nos aconteceu, com a consciência de nossa dignidade e de nosso valor. A tristeza, a doença, a desgraça só nos prejudicam se nós deixamos elas nos prejudicarem.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário